• Tainá Biazus

Limites


Limites? Difícil de observá-los, por vezes difícil de impor, no entanto, essenciais para preservar nossa saúde mental e relações.

Limites comunicam ao outro até onde ele pode ir.

Dizer não é uma das maneiras de colocar limites e funciona para que possamos manter nossa posição, ponto de vista e nosso autorrespeito.

Os limites mantém os relacionamentos positivos e fazem com que os outros sintam-se bem consigo mesmos e em relação a você.

Algumas pessoas tem maior dificuldade em receber limites e por vezes abusam daquelas pessoas que não sabem como dar limites.

Muitas pessoas têm receio em impor limites pelas consequências que isso pode ter, pelas possíveis reações do outro.

O fato é que expor o que você precisa de uma forma gentil não elimina o afeto que o outro sente por você. Pelo menos, relações saudáveis não funciona assim.

Acontece que ao não impor limites você vai ficando esgotado e sobrecarregado de responsabilidades que por vezes não são apenas suas.

Você também acaba por sobrecarregar-se emocionalmente por não dizer o que estava precisando naquele momento. Assim, as relações vão tornando-se exaustivas porque você sente-se desconfortável na presença do outro. Então, são os limites que trazem o afastamento do outro ou a falta desses?


0 visualização
  • Facebook
  • Instagram
© 2020 Tainá Biazus