• Tainá Biazus

Controle

ALERTA: esse texto pode trazer desconforto.


É paradoxal pensar que embora possa fazer muito sentido que estar no controle do que acontece fora e dentro de nós traga sensação de segurança na realidade nos deixe mais inseguros e ansiosos.

Todos os dias muitos pensamentos que tentam controlar a nossa realidade externa e interna invadem a nossa mente. Preocupar-se demasiadamente com tudo ao nosso redor e a necessidade de antecipar situações para evitar qualquer tipo de falha, problema e até mesmo desconforto emocional pode trazer ainda mais prejuízos.

Não podemos prever ou ter domínio sobre todos os aspectos das nossas vidas. Inclusive, não podemos controlar o que pensamos, sentimos ou como as coisas deveriam ser.

Pode ser que você se identifique com alguns pensamentos: “ele deveria me tratar de tal forma”, “eu deveria me sentir de outro jeito”, “as coisas não deveriam ser assim”, “eu sei o caminho certo”, “o outro precisa fazer o que desejo”, “esse não é o jeito certo de se fazer ou agir”, e por ai vai.

Na maior parte das vezes as situações não são como gostaríamos, os pensamentos não são como gostaríamos e também não nos sentimos como gostaríamos. Com o passar do tempo, vamos nos dando conta que os nossos desejos não são atendidos. Pode ser que com isso compreendamos que há coisas que não cabe a nós decidirmos. E ainda assim, é provável que mesmo sem querer estejamos tendo pensamentos controladores.

Como você se sente quando eu digo que não controlamos nem mesmo o que se passa dentro de nós? Nossos sentimentos, emoções, pensamentos, sensações físicas, eles todos também não ocorrem como e quando queremos.

Quando um pensamento desagradável surge repentinamente é difícil soltar, deixar ir. A tentativa de controlar é o que faz com que o pensamento fique.

Imagine que sua mente é como um céu azul e seus pensamentos e emoções são como nuvens. Existem nuvens de todas as formas e cores. Não escolhemos como o céu vai estar, se irá chover, como será essa chuva, se terá trovões. Mas mesmo quando há nuvens carregadas acima está o céu azul, limpo.

Como seria olhar para a sua mente como esse céu azul que a cada momento experimenta pensamentos e emoções diferentes? Como seria deixar passar esses pensamentos? Não se apegar a eles? Enquanto estivermos presos na ideia de que podemos deixar nosso céu sempre azul, ficaremos presos naquilo que não é como gostaríamos, enquanto o céu simplesmente está lá, por trás de tudo isso.

0 visualização
  • Facebook
  • Instagram
© 2020 Tainá Biazus